Nosso próximo tema vai além das finanças pessoais e avanço para um território macroeconômico global.

James Rickards é um advogado de formação e um dos melhores estudiosos das políticas macroeconômicas existentes.
Rickards foi membro da CIA e do LTCM (Long Term Capital Management) e autor de best sellers como Currency Wars.
Mesmo com bons instrumentos de análise, precisamos de outras ferramentas para conseguir o resultado correto em ocasiões especiais. A utilização da Trindade Impossível torna-se importante para esta análise. Ela é capaz de desvendar muitos mistérios sobre o futuro das taxas cambiais, das taxas de juros e dos fluxos globais de capital. A Trindade Impossível não é usada em todas as épocas e lugares, mas é a ferramenta perfeita para entender casos especiais na guerra cambial atual.

O que seria a Trindade Impossivel?

A Trindade Impossível é uma regra simples com implicações importantíssimas. Ela foi descoberta pelo vencedor do Nobel, Robert Mundell, no início da década de 1960.

A regra é que um país não pode ter uma política monetária independente, conta de capital aberta e uma taxa de câmbio fixa ao mesmo tempo. É isso. Você pode ter qualquer combinação de duas dessas três condições mas nunca as três ao mesmo tempo.
Há países como a China e a Suíça que possuíam taxa de cambio fixa ou que pudessem oscilar apenas na banda permitida pelo governo. Quando a situação se torna insustentável o governo tem de abrir mão do controle do cambio provocando fortes oscilações conforme ocorreu nos paises supracitados.

A conta de capital aberta diz respeito a facilidade que os investidores e indivíduos conseguem mover seu capital para dentro ou fora do pais.

Política monetária, assunto explanado no texto “Instrumentos de política monetária” publicada em 20/11 sob o título de “Ferramentas Macroeconômicas” trata sobre o tipo de ações adotadas pelo governo: Expansionistas ou Restritivas. Isto significa que um país não poderia adotar medidas contrárias as praticadas pelos demais países do mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta