Long Term Capital Management

O Long Term Capital Management foi o maior fundo de investimentos da história fundado por John W. Meriwether, o antes vice presidente e chefe da mesa de bons da Salmomon Brothers. Outros membros da LTCM eram Myron S. Scholes and Robert C. Merton que dividiram o prêmio Nobel de 1997 de Economia e Ciências por seu novo método de precificação de derivativos utilizado até hoje. (Método Black Scholes).

O fundo teve um histórico espetacular com retorno anualizado acima de 21%, pós taxas, no primeiro ano, 43% no segundo ano e 41% no terceiro ano.

O LTCM começou com apenas U$ 1 bilhão de patrimônio inicial e focou sua estratégia em trade de bons buscando ter vantagem em operações de arbitragem em ativos que estivessem incorretamente precificados. Como as oportunidades de arbitragem possuem spreads(ganho percentual) apertados o fundo precisava se alavancar para alcançar retornos consistentes. Em seu máximo, em 1998, o fundo tinha U$ 5 bilhões em ativos e controlavam U$ 100 bilhões e suas posições totais valiam em torno de U$ 1 trilhão de dólares.

Artigos Relacionados

4 de Janeiro de 2018

Long Term Capital Management

4 de Janeiro de 2018

O corralito Argentino (2001)

Faça um Comentário