Sun Tzu (544 a.C. – 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofo chinês.

Sun Tzu é mais conhecido por sua obra A Arte da Guerra, composta por 13 capítulos de estratégias militares.
Tal obra representa uma filosofia de guerra para gerir conflitos e vencer batalhas. É aceita como obra-prima em estratégia e frequentemente citada e referida por teóricos e generais, desde que foi publicada, traduzida e distribuída por todo o mundo.
Assim como na guerra, podemos aplicar alguns de seus conhecimentos em nossas vidas e finanças pessoais.

Abaixo algumas frases de Sun Tzu:

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço.”
No mercado financeiro não é diferente, a dor do aprendizado e o aprendizado obtido com os erros passados são fundamentais para um futuro de sucesso.

“Concentre-se no pontos FORTES, reconheça as FRAQUEZAS, agarre as OPORTUNIDADES e proteja-se contra as AMEAÇAS.”
Não adianta tentar fazer algo que não se entende, isto só levará a perdas e sofrimento. Pare e aprenda antes de tentar.
“O verdadeiro objetivo da guerra é a paz.”
Para todos os seres humanos, o dinheiro não deve ser o principal objetivo de sua vida. Ele deve ser perseguido para garantir uma vida feliz e confortável a si mesmo e aos que você ama.

Sun Tzu também nos ensina por meio do exemplo:​

O harém do caos​​

Certa vez Sun Tzu foi convocado por um sultão a organizar seu harém. Este era composto de 300 mulheres que conversavam, gritavam e andavam o dia todo pra lá e pra cá.
Antes de começar Sun Tzu fez três pedidos ao sultão:
1- Preciso ter total e inequívoca autoridade
2- Uma vez me concedida tal autoridade, o senhor não poderá mais retirá-la
3- Quero que estes dois guardas façam tudo que eu mandar.

O sultão então concordou com seus termos.
Em seguida Sun Tzu o pediu para escolher suas duas preferidas e dividiu o harém em duas metades. Para as preferidas ele ensinou três posições: Sentido, Descansar e Cobrir. Feito isto pediu para a primeira ensinar ao seu grupo de mulheres.
As mulheres não levaram muito a sério as solicitações da preferida e não cumpriram corretamente as posições. Sun Tzu então ordenou: guarda, corte-lhe a cabeça. O sultão levantou rapidamente para tentar impedir o assassinato da mulher que mais gostava, mas foi repreendido por Sun Tzu: Minha autoridade, lembra?
Cumprida sua ordem, Sun Tzu ensinou novamente as três posições para a segunda preferida. Ela por sua vez se empenhou em sua função de transmitir as posições para suas companheiras que, provavelmente, pelo medo as seguiram com perfeição.
Sun Tzu então se dirigiu ao sultão e disse: Alteza seu harém está organizado.

Com esta história podemos perceber o quanto a disciplina é importante para obtenção dos objetivos e que por vezes sacrifícios tem de ser feitos para atingir a vitória.

Conquista da Cidade Murada

Em outra história um general com exército extremamente forte queria atacar e conquistar uma cidade que possuía muralhas aparentemente intransponíveis.

Apesar da dificuldade, era visível que o exército invasor seria bem sucedido, nem que vencessem por cortar os suprimentos da cidade.
Ao cercá-los, o general do exército ordenou que um mensageiro fosse até a cidade e solicitasse comida e vinho. O líder da cidade murada, entretanto urinou em um pote e o enviou de volta.

O general então se enfureceu e ordenou um ataque imediado. Tal ataque foi desordenado e acabou culminando em uma enorme derrota.
Com isto podemos aprender que não devemos agir por impulso e tentar controlar nossas emoções. Agir desta forma pode levar a desastres financeiros irreparáveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta