Terceira guerra mundial
|
||
|
:. WW3
:. Missão cumprida
:. Época de resultados
:. Crescimento mundial sincronizado
:. Duas leituras possíveis
00:12 – WW3
Ninguém acreditava (seriamente) que a Terceira Guerra Mundial pudesse começar este fim de semana…
Fonte: CNN
No entanto, é impossível ignorar que o escalonamento das forças que apoiam e condenam o ataque parece saído de um filme de Hollywood.
Por ora, felizmente, existe alguma esperança que as hostilidades possam ficar por aqui.
01:03 – Missão cumprida
Resumindo: as forças aliadas dispararam 105 mísseis que visavam destruir três alvos específicos, onde os militares de Assad alegadamente produziram e guardaram as armas químicas usadas no dia 7 de abril em Douma, e Trump declarou: mission acomplished.
Sendo assim, o mercado volta a acreditar que, desde que os ataques aéreos não desemboquem numa intervenção militar direta, os russos não vão retaliar…
Veremos.
02:02 – Época de resultados
No exterior, as bolsas apresentam algum otimismo, ajustando-se aos ganhos importantes dos últimos dias e acompanhando a queda verificada no mercado das commodities.
Olhando para o futuro, a temporada de resultados volta a meter uma abaixo e esta semana aguardamos mais divulgações importantes…
No cômputo geral, a Thomson Reuters estima que os lucros das empresas S&P 500 tenham aumentando 18,6% no primeiro trimestre em relação há um ano – o maior aumento dos últimos sete anos.
Vale a pena lembrar que, com as expectativas tão altas, a probabilidade de surpresas negativas aumenta. Por isso, recomendamos muita cautela.
03:10 – Crescimento mundial sincronizado
A China, a segunda maior economia do mundo, irá divulgar a taxa de crescimento do PIB para o primeiro trimestre amanhã, com as previsões de mercado agrupadas em torno de um crescimento de 6,7%, a 6,8%.
Se confirmar este ritmo, a China conseguiu manter o seu ímpeto de crescimento a partir do final do ano passado, mesmo com os investidores preocupados com o risco de uma guerra comercial.
Este tipo de dados tende a ter pouco impacto no mercado, mas não deixa de ser um argumento em prol da narrativa de “crescimento mundial sincronizado”.
04:13 – Duas leituras possíveis
Por aqui, destaque para o Orçamento de Estado de 2018 onde a palavra de ordem foi prudência.
Depois de muita conversa de bastidores, Centeno deixou as contas públicas blindadas contra derrapagens na atividade económica, apesar dos apelos da esquerda para aumentar o gasto público…
Sendo assim, e caso não hajam surpresas negativas, o Estado muito dificilmente não atingirá as metas orçamentais.
Temos, assim, duas leituras possíveis:
De um lado, são boas notícias para a economia e a estabilidade financeira.
Por outro, continuamos à espera de reformas estruturais.