Hoje ao abrir um portal me deparo com a seguinte notícia:

Maia quer taxação das grandes fortunas na reforma tributária

Certamente os esquerdistas de plantão ficaram eufóricos e passaram inclusive a apreciar o Nhonho brasileiro. Nos EUA enquanto os ricos servem de inspiração para os menos abastados, no Brasil eles são odiados como se fossem os responsáveis pela pobreza do país. Não conseguem entender que na verdade são os responsáveis pela riqueza ou pelo menos da menor miserabilidade da população. Graças aos grandes capitais que temos empregos e consumo no país.

Os agentes privados não tem opinião, apenas respondem de forma lógica e coerente à incentivos. Portanto, caso a Lei de fato seja aprovada não ficarão parados aguardando a foice passar. Utilizarão de todo seu know how financeiro, tributário e societário para evitar perder parte de suas fortunas.

Isto ocasionará debandada de grandes capitais, que buscarão uma jurisdição mais privilegiada para de lá continuar comandando  seu capital ainda intacto.

E se todos os países do mundo decidissem criar uma legislação punitiva para grandes capitais, eles não teriam para onde escapar, certo? NÃO!

Enquanto houver “dinheiro na mesa” haverá uma ilha miserável no meio do nada disposta a receber o capital de braços abertos.

É muito triste ver governos estúpidos cometendo os mesmos erros do passado. Em busca de popularidade fazem afirmações deste tipo, que na verdade terão resultado exatamente oposto ao que esperam.

Por fim, deixo abaixo a melhor imagem que encontrei para representa esta situação: