O olho de Tandera – A visão além do alcance

No famoso desenho criado no final da década de 80, Lion, o líder dos Thundercats possía a espada justiceira que permitia que ele enxergasse além do que seus olhos podiam ver.

Tentaremos então expor nossa opinião sobre o recente caso Corona Vírus. Para tal vamos utilizar a corrida bancária como comparação.

1 – A corrida bancária

Nenhum banco por maior que seja possui capital para suprir todos os depósitos e aplicações que encontram-se nele depositados. Dai existe o índice de Basileia que é a relação entre o patrimônio de referência de uma instituição financeira e o valor dos ativos ponderados pelo risco. É também conhecido também como índice de solvência ou de solvabilidade de uma instituição financeira. Em 2019 o índice de Basileia era de 20%, ou seja, para cada real depositado no banco, há negócios no valor de R$ 5,00.

Quando um boato (justificado ou não) se espalha todos resgatam seus recursos desta banco o que faz com que o mesmo fique insolvente. Ou seja, trata-se de uma profecia auto realizável.

2 – Falta d’agua

Toda vez que em um condomínio há um aviso que a água pode faltar. Todos os moderadores correm para encher seus compartimentos necessários, inclusive, lavar toda a roupa acumulada, louça e a própria casa. A maioria dos condomínios possuem grandes caixa d’agua justamente para momentos de limitação, porém, ao alarmar as pessoas, elas mesmo acabam esvaziar a caixa d’agua compartilhada com utilização exagerada.

3 – Corona Vírus

Com o Corona vírus acontece o mesmo racional. A doença em si não é tão perigosa para a maior parte da população, porém, possui um contágio muito rápido. Isto acaba por gerar caos na população que corre para os mercados e farmácias e estocam-se preparando-se para o apocalipse. Essa demanda exagerada, gera escassez de bens e sobrepreço o que piora ainda mais o caos. Novamente temos uma profecia auto realizável.