O ativo mais valioso do mundo

Apesar de sermos uma empresa que lida especificamente com questões financeiras e tributárias, hoje queremos fazer uma reflexão mais humana sobre o assunto.

Quem nunca ouviu a afirmação que nunca se tem tudo o que se quer na vida?!

O jovem possui tesão, tempo, porém, não tem dinheiro.

O adulto tem dinheiro, tesão, porém, não tem tempo.

O idoso por sua vez possui tempo, dinheiro, porém, não tem tesão.

Na sociedade moderna em especial, há uma busca incessante por sucesso, prestígio, dinheiro e poder. Pessoas trocam a saúde pelo dinheiro e depois usam o dinheiro para ter de volta a saúde.

 

Até mesmo o ícone da tecnologia Steve Jobs, em meio a sua doença admitiu isso, ao dizer:                “O leito mais caro que existe é o do hospital, e seu preço não pode ser pago com dinheiro.”

Se em seu leito de morte pudesse dar a maior parte de sua fortuna e prestígio para recuperar sua juventude e saúde, certamente o faria.

 

 

No texto O dinheiro é bom ou mau, expomos três tópicos sobre a relação das pessoas com o dinheiro:

1- Ele não julga ninguém. Não importa sua origem, ele obedecerá cegamente seu novo senhor.

2- Ele é um ótimo escravo, trabalhando 24 por dia, 7 dias por semana. Uma vez bem investido, ele pode permitir uma vida próspera e segura.

3- Ela não se importa com opiniões alheias.

Vamos além em nossa reflexão, citando agora um filme chamado In Time ou em português O preço do amanhã. Nesta ficção científica, a humanidade conseguiu um jeito de parar o tempo aos 25 anos e o tempo passou a ser a moeda padrão. Desta forma que  tivesse “tempo o suficiente” poderia, inclusive, viver para sempre.

Assim, os menos abastados tinham que fazer tudo com pressa, inclusive almoçar, dormir, ir ao banheiro para trabalharem o suficiente para viverem mais um dia. Enquanto isto, os ricos teriam eras depositados em seu banco de tempo.

A trama trata de um indivíduo que tenta roubar o tempo do maior banqueiro da sociedade, para espalhá-lo nas regiões mais “pobres”. Como ocorre com o dinheiro atual, isto leva a inflação e ao caos social, porém, consegue ao mesmo tempo destruir o sistema político econômico vigente, libertando milhões de pessoas da escravidão perpétua.