Tripé do Investimento

Era uma vez um velho, uma criança e um burrinho. Eles estavam realizando uma viagem longa e cansativa pelo deserto.
Em certo ponto, ambos montaram no burro para prosseguir sua viagem. Quando passaram por algumas pessoas ouviram os comentários:

_Vejam que absurdo, abusando do pobre animal.
O menino então desceu do burro e o velho permaneceu, novamente ouviram comentários de transeuntes:

_ Vejam que velho abusado, explorando a pobre criança fazendo-a caminhar por todo o caminho.
Então o velho desceu do burro e a criança subiu.

Novamente ouviram comentários:
_ Que moleque preguiçoso, fica tranquilo no burro enquanto o senhor de idade tendo de caminhar. Que vergonha!

Então ambos desceram do burro, porém, novamente ouviram risadas das pessoas:
_ Que idiotas, caminhando enquanto possuem um animal forte e saudável.
Com esta pequena história percebemos que não é possível agradar a todos e esta é nossa introdução para falarmos do tripé dos investimentos.

Um investimento possui: risco, retorno e liquidez.
Quando abre-se mão da liquidez, conseguimos um melhor retorno e relativo menor risco. Por isto, LCAs, LCIs, ou CDBs, com prazos mais longos possuem rentabilidade superior mesmo em bancos de primeira linha.

Vocês comprariam opções de compra (CALLs) de Petrobras na época da descoberta do pré sal? Se tivesse comprado você teria ganho uma fortuna pois as ações da Petrobrás dispararam por algumas semanas. Entretanto, o desfecho final foi trágico e se você não saiu no momento certo provavelmente perdeu todo o seu capital. Com isto vemos que maiores risco embutem maiores possibilidades de retorno.

Falemos agora dos Treasuries americanos, os papéis mais líquidos do mundo, classificados pelos investidores como algo semelhante a dinheiro em caixa. Até mesmo a China possui boa parte de suas reservas alocada em Treasuries. Eles são considerados como investimentos risk free (livre de risco), portanto, apresentam rentabilidade muito reduzida porém certa.

Com isto, devemos pensar cuidadosamente em qual dos lados do tripé queremos privilegiar e que nível de risco podemos tolerar para ter sucesso em nossa vida financeira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário