Os Magnatas – Jay Gould

No livro Os Magnatas, escrito por Charles R. Morris, há um relato de como 4 homens com sua audácia e inteligência levaram os Estados Unidos a supremacia que vemos hoje.

São eles: John Rockfeller  (Petróleo), John Pierpoint Morgan (banqueiro), Andrew Carnegie (Transporte), Jay Gould (financista)

Jay Gould (1836- 1892), foi um banqueiro empresário e corretor estadunidense.

Gould foi educado em escolas locais em Roxbury. Iniciou seu trabalho na área administrativa, atuando no estado de Nova Iorque. Posteriormente, trabalhou em um curtume, e por volta de 1859 começou a especular sobre pequenas ferrovias pelo país. Seu envolvimento com a indústria ferroviária continuou durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. A partir da década de 1860, Gould passou a assumir a direção de diversas companhias, como a Rensselaer and Saratoga Railway e a Erie Railroad.

Filho de um agricultor pobre, Gould ficou conhecido como Mefistófeles de Wall Street. Era um personagem tacituno e desprovido de charme, mas tinha um gênio inigualável para as finanças. Ajudou a expandir e estuturar o negócio ferroviário nos Estados Unidos, assumindo o controle acionário e a direção executiva de dezenas de linhas. Protagonizou os maiores escândalos da Bolsa de Valores de Nova York.

Em uma de suas especulações Jay percebeu que havia mais contratos futuros de ouro do que seu estoque mundial, incluindo talheres, jóias ou peças decorativas. Decidiu então agir entrando vendido com ajuda de outros especuladores. Sendo assim os preços começaram a ser forçados para baixo, o que faria com que os contratos de derivativos, passassem a apresentar prejuízos. Quando os detentores desde contrato ficaram sem margem para mantê-los tiveram de recompra-los com grande prejuízo para sair da operação o que forçou os preços para cima, momento este em que Jay vendeu suas posições. Este episodio ficou conhecido como Gould Corner.

Especulação espetacular como esta só foi vista no episódio de George Soros contra o governo da Inglaterra