O retorno ao Feudalismo

O Feudalismo compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII. Nele há a figura de um senhor feudal, sendo o detentor de grande porção de terras. Havia também os vassalos que seriam algo como administradores que ajudavam o senhor feudal na gestão de suas propriedades.

Trazendo esta situação para os dias de hoje os senhores seriam os empresários donos dos meios de produção e os vassalos seriam seus diretores ou CEO/CFOs.

Conforme na situação da idade média, todos os demais seriam servos. O conceito do senhor feudal prosperou em um mundo inóspito, onde não estar sob a proteção do mesmo implicava em arriscar sua própria vida. Todo o território fora do feudo era povoado por bárbaros, bandidos, salteadores e todo tipo de povo hostil e quase irracional.

A não abertura da economia em curto prazo gerará um cenário idêntico ao feudalismo onde sair de casa (feudo) se tornará extremamente arriscado pois todos estarão a mercê dos bárbaros e salteadores. Portanto, sem liberação do lockdown em breve, nunca mais sairemos do mesmo, porém, por motivos diferentes.

Conforme comentamos nos textos O olho de Tandera e o Titanic Econômico, o prolongamento do lockdown trará consequências muito mais severas que a doença em si. As mortes pela fome e miséria não serão contabilizadas!

Enquanto os que tem poder de decidir não sofrerem na pele os efeitos de suas decisões seguirão fazendo estas atrocidades com a população. Mas em algum momento eles também serão atingidos, pois se a economia não gira, o governo também não arrecada nada.

Senhor Wilson Witzel e senhor João Dória, caso vossos salários não caíssem certinho no final do mês e começasse a faltar comida para si e para os seus, manteriam vossas posições?

Todas as mortes oriundas da miséria econômica deveria ser caracterizada como homicido doloso sob os homens que tomaram tais decisões.